Global Deal for Action

Global Deal for Action

Caros Líderes Mundiais

Dirijo-me a vós para que apoiem o "Global Deal for Nature" que protege e restabelece metade dos territórios e oceanos da Terra [com um marco de 50% de proteção até 2030]. Os cientistas afirmam que este objetivo ambicioso é necessário para salvar a natureza, prevenir as alterações climáticas, alimentar o mundo e garantir um planeta mais saudável para as gerações futuras.

Uma Natureza próspera é essencial para a vida na Terra. A comida que comemos, a água que bebemos, o ar que respiramos, são todos os pilares da sobrevivência humana que depende de uma série de interações equilibradas delicadas no mundo natural.

Mas estes sistemas estão se desiquilibrando perigosamente por conta de um ataque causado por atividades humanas. Desde os pesticidas nos nossos campos, aos plásticos que asfixiam os nossos oceanos, até às escavadeiras nas nossas florestas, por todo o planeta o mundo natural está sendo atacado.

Esta crise atingiu agora uma escala que ameaça tudo. A extinção de espécies está ocorrendo a uma taxa 1000 vezes maior do que a natural, e cientistas alertam que dois terços das populações de animais selvagens poderiam desaparecer durante nossas vidas. Tal como acontece com as alterações climáticas, existe agora uma crescente preocupação de que pontos de ruptura perigosos possam ocorrer, causando o colapso dos principais ecossistemas, ameaçando a sobrevivência humana.

Os cientistas estão alarmando, e as pessoas em todo o mundo pedem uma solução simples: proteger e restabelecer metade do planeta num estado natural, com ecossistemas globais, funcionais e ligados, bem como a gestão da sustentabilidade em todos os territórios e oceanos. O resultado é um planeta onde os humanos e a natureza têm a chance de se desenvolverem, mesmo com o aumento global das temperaturas.

Este é o tipo de objetivo ambicioso e claro que inspira qualquer pessoa, cidadãos, governos e negócios a darem os passos necessários para salvar a vida na Terra. A chave para que isto aconteça será uma grande reunião das Nações Unidas na Canada marcada para de 2022, onde os governos estabelecerão novas metas globais para proteger o planeta.

É designado por "Global Deal for Nature" e eis a forma como pode salvar a vida na Terra:

1. Os governos mundiais concordam em estabelecer um acordo global sobre a natureza na Convenção das Nações Unidas sobre a Biodiversidade Biológica, que faz com que a crise que estamos enfrentando no mundo natural seja uma prioridade global, sendo conduzida ao mais alto nível, Presidentes da República e Primeiros-Ministros.

2. O acordo apela à proteção e restabelecimento de pelo menos metade do planeta e à gestão da sustentabilidade em todos os territórios e oceanos a nível mundial, definindo um objetivo claro de 30% de proteção até 2030, ao mesmo tempo que decorre a proibição da desflorestação e degradação dos territórios.

3. O acordo tem de ter o apoio ativo das populações indígenas. Não podemos proteger o planeta sem ter o conhecimento tradicional, práticas de conservação e estilos de vida sustentáveis daqueles que vivem ou estão perto das áreas de conservação.

4. O acordo também tem de incluir apoio financeiro e técnico para os países mais pobres, que também são, na maioria dos casos, os locais onde permanece a biodiversidade, colocando as necessidades das comunidades locais à frente ou no centro da atenção.

5. O acordo exige que cada país elabore um Plano Nacional de Ação sobre a Natureza, uma estratégia clara que indique a forma como tencionam reduzir os impactos negativos do homem sobre o ambiente, diminuição da poluição por carbono e proteção da natureza. Estes planos têm de ser compatíveis com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Eliminação da Pobreza, bem como com o objetivo do Acordo de Paris sobre o Clima em manter o aquecimento global abaixo dos 1,5ºC relativamente ao aumento esperado das temperaturas.

Sabemos por intuição que o nosso destino depende do nosso planeta. Nós SOMOS natureza, e para a salvar, temos que ser a sua voz! Vamos garantir que todos os líderes mundiais não ignorem o nosso pedido para proteger 50%.

Junte-se ao estrondoso coro que apoia este "Global Deal for Nature"